PARQUE ESTADUAL CANTAREIRA

Núcleo Cabuçu

O Parque Estadual Cantareira é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. O Parque tem aproximadamente 8.000 ha, sendo parte da Serra da Cantareira, a maior área verde urbana do país. Em 1994, foi declarada parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela UNESCO.

A área abrange parte de 4 municípios: São Paulo, Caieiras, Mairiporã e Guarulhos; e está dividido em 4 núcleos: Pedra Grande, Águas Claras, Engordador e o Núcleo Cabuçu.

O Núcleo Cabuçu foi aberto ao púbico em 2008 e, segundo alguns relatos, seu nome é devido a grande ocorrência da espécie nativa Cabuçu (Miconia cabussu) na área. Entre seus atrativos destacam-se a centenária Barragem do Cabuçu, o Recanto do Bugio e as trilhas de interpretação da natureza.

O Parque possui diversas trilhas: Trilha da Cachoeira (5,2 km ida e volta, nível de dificuldade difícil), Trilha do Sagui (730 metros ida e volta), Trilha da Jaguatirica (1 km ida e volta)  e Trilha do Tapiti (250 m ida e volta), bem como as Alamedas que dão acesso às mesmas, estando disponíveis ainda os sanitários localizados próximos à entrada do Parque, a área de piquenique inferior, a Barragem do Cabuçu e o Recanto do Bugio.

A trilha da Cachoeira é um dos principais atrativos do Núcleo Cabuçu. Essa trilha é caracterizada pelo próprio Parque como “difícil”, possuindo relevo acidentado, com vários trechos de declives e aclives, o que aumenta o grau de dificuldade. A trilha tem como destino uma cachoeira (pequena queda d’água), com percurso ida e volta de 5,2 km e duração média em torno de 3 horas.  

Evento

Depois do evento do rapel no DIB, o grupo Inclusão Radical percebeu como é importante e legal o apoio de outros grupos que também praticam atividades outdoor. Assim, porque não chamar um grupo só de mulheres trilheiras, montanhistas e aventureiras que amam a natureza e atividades outdoor para conduzir a cadeira adaptada para trilhas. E mais do que isso, conduzir uma Pessoa com Deficiência – PCD mulher, a Talita Dornelas (35 anos, Itaquaquecetuba – SP, agente de propaganda Nissan e JSL, atleta de bocha adaptada e psicóloga) que necessita de cadeiras de rodas, em sua primeira vez em uma trilha. Essa parceria daria a oportunidade de outras pessoas conhecerem o projeto e abraçarem a causa da acessibilidade e, principalmente, da inclusão de pessoas com deficiência – PcD no mundo outdoor!
POIS SE FAZ BEM PARA NÓS, FAZ BEM PARA TODOS!! E TODOS MERECEM IR!! Nesse fim de semana, dia 28/11/2020, o grupo Inclusão Radical realizou o evento no Núcleo Cabuçu – Parque Estadual Cantareira.
 

Todos os participantes do evento do dia 28/11/2020 na entrada do Parque Estadual Cantareira – Núcleo Cabuçu (Grupo Inclusão Radical – IR, Grupo ElasoutdoorSP, Pessoas com Deficiencia – PCD convidados, acompanhantes, familiares e funcionários do Parque).