inclusaoradical

Evento Olga Kos

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma associação sem fins econômicos, que desenvolve projetos artísticos e esportivos aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência.

E nos do Inclusão Radical Não podíamos deixar de participar. Foi emocionante demais.

Início

Logo que chegamos, reunimos todos no inicio da corrida para celebrarmos mais uma oportunidade de praticar a inclusão em uma corrida de rua totalizando 10km com a  PCD (Pessoa com deficiência) Amanda Ikawa. 

O que contagia é essa alegria do começo ao fim. Obrigado Amanda por nos dar o privilégio da sua companhia. Que seja a primeira de muitas.

Registros do Evento

Gratidão a Todos que compareceram no Evento

Voluntariado

Obrigado a todas as Voluntárias e Voluntários

A união transcende

Através da Força de todos, foi possível continuar com a missão

Ação

Todos por uma causa. Sem desistir, ou melhor, jamais desistir.

Amizade

A união contagiou a todos que estavam presentes, cada um com sua força

Superação

Quase perto do final, todos firmes e fortes

Conquista

A conquista e a certeza de que todos nos podemos IR

Fazer parte desse evento foi maravilhoso em todas as dimensões da palavra. Sentir a energia das pessoas vibrando por você, ver aquele mar de gente que eu nem conhecia me incentivando foi uma experiência única.

Desde que sofri o acidente, evitava ter que sair de casa pela dificuldade com transporte, transferência, tempo de duração dos programas e etc. Porém, ter participado da corrida me deu uma nova perspectiva sobre isso. É como se tivessem estourado a bolha que eu mesma havia me colocado. Consegui enxergar que a vida lá fora está seguindo e eu estou perdendo tempo me limitando, sendo que com boa vontade (e isso a galera do IR tem de sobra), você consegue adaptar tudo que precisa para passear.

O pessoal do Inclusão Radical me auxiliou com absolutamente tudo, desde a inscrição até a chegada ao local. Ainda me deixaram em casa após o término do evento. É uma equipe incrível, que promove a inclusão no meio outdoor. Todos foram muito atenciosos, me auxiliando o tempo inteiro durante a prova, prezando pelo meu conforto e lazer. O cuidado que eles têm conosco é o que me passou mais segurança.

Após esse dia tenho procurado sair de casa mais vezes, sinto-me mais confiante para isso. Em vez de olhar somente para as restrições que me impedem de sair, tento buscar  soluções que viabilizam essa ação. Afinal, todos merecem IR!

ᴀᴍᴀɴᴅᴀ ɪᴋᴀᴡᴀ

Inclusão Radical

Somos uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, cuja missão é garantir às pessoas com deficiência (PcD) o acesso às atividades outdoor. Tendo como público todas as faixas etárias: desde crianças, adolescentes e até idosos, temos como destino parques, trilhas, picos e montanhas da região. Tudo isso acompanhado do fomento da educação ambiental, defendendo e atuando através do conceito de mínimo impacto na natureza. Embora haja um número considerável de pessoas com algum tipo de restrição de mobilidade, constata-se no Brasil uma falha nas políticas públicas inclusivas, tanto nas grandes cidades quanto em locais em meio à natureza. Foi pensando nisso que o Baruc (William de Andrade Bezerra – in memoriam), junto com um grupo de amigos, idealizou em 2015 um projeto que inicialmente recebeu o nome de Paramountains, cujo objetivo principal girava em torno da possibilidade de se adaptar uma cadeira de rodas para levar pessoas com deficiência a passeios próximos de São Paulo. Ele e o grupo passaram então a estudar maneiras de realizar a compra do protótipo, uma vez que o investimento era relativamente alto dado todo seu específico mecanismo de funcionamento e sua baixa escala de produção. Infelizmente na época o projeto não vingou, ficando apenas no campo das ideias. Porém o sonho permaneceu vivo nas aspirações de Baruc, que continuou viabilizando passeios ao ar livre para idosos e crianças, participando secundariamente de outros projetos inclusivos.

Nasce o Inclusão Radical

________________

Nasce o Projeto Inclusão Radical.
Foi quando no ano de 2019, Baruc com recursos próprios, realizou a compra da cadeira Julietti através da empresa KITLIVRE, que possuía a licença para a comercialização da mesma. Estando com o equipamento em mãos, Baruc mobilizou amigos simpatizantes da ideia e juntos iniciaram a busca por possíveis candidatos PcD interessados em inaugurar as saídas (PcD é a abreviação usada para se referir às pessoas com deficiência). O projeto passou então a ser chamado de Inclusão Radical, cujas iniciais brilhantemente geram a sigla IR – remetendo a ação de se locomover a determinado ponto. Para Baruc, os voluntários constituem a chave mais importante do projeto: pessoas dispostas e comprometidas com a causa inclusiva.
Inclusão Radical

Todos Merecem IR

Os voluntários constituem a chave mais importante do projeto: pessoas dispostas e comprometidas com a causa inclusiva. Bora trabalhar no campo das ações!”

William Baruc

Fundador do Inclusão Radical

© 2022 All Rights Reserved IR.