PARQUE ESTADUAL CANTAREIRA
Núcleo Cabuçu
O Parque Estadual Cantareira é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. O Parque tem aproximadamente 8.000 ha, sendo parte da Serra da Cantareira, a maior área verde urbana do país. Em 1994, foi declarada parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela UNESCO.
A área abrange parte de 4 municípios: São Paulo, Caieiras, Mairiporã e Guarulhos; e está dividido em 4 núcleos: Pedra Grande, Águas Claras, Engordador e o Núcleo Cabuçu.
O Núcleo Cabuçu foi aberto ao púbico em 2008 e, segundo alguns relatos, seu nome é devido a grande ocorrência da espécie nativa Cabuçu (Miconia cabussu) na área. Entre seus atrativos destacam-se a centenária Barragem do Cabuçu, o Recanto do Bugio e as trilhas de interpretação da natureza.
O Parque possui diversas trilhas: Trilha da Cachoeira (5,2 km ida e volta, nível de dificuldade difícil), Trilha do Sagui (730 metros ida e volta), Trilha da Jaguatirica (1 km ida e volta) e Trilha do Tapiti (250 m ida e volta), bem como as Alamedas que dão acesso às mesmas, estando disponíveis ainda os sanitários localizados próximos à entrada do Parque, a área de piquenique inferior, a Barragem do Cabuçu e o Recanto do Bugio.
A trilha da Cachoeira é um dos principais atrativos do Núcleo Cabuçu. Essa trilha é caracterizada pelo próprio Parque como “difícil”, possuindo relevo acidentado, com vários trechos de declives e aclives, o que aumenta o grau de dificuldade. A trilha tem como destino uma cachoeira (pequena queda d’água), com percurso ida e volta de 5,2 km e duração média em torno de 3 horas.