Logo do IR

PARQUE ESTADUAL CAVERNA DO DIABO

O ATRATIVO CAVERNA DO DIABO, NO PARQUE ESTADUAL CAVERNA DO DIABO, É ACESSADA POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COM SUCESSO.

 

 

Evento

No ultimo final de semana, 20 de fevereiro de 2021, o grupo Inclusão Radical realizou mais um evento de inclusão para PcD, dessa vez, no Parque Estadual Caverna do Diabo. A ONG Inclusão Radical tem como objetivo difundir, incentivar e proporcionar a vivência e a prática de atividades outdoor e o contato com a natureza a pessoas com deficiência (PcD) física e intelectual, seus familiares, amigos e voluntários.
Participantes do evento, dia 20-02-2021 na entrada do Parque Estadual Caverna do Diabo

Participantes do evento, dia 20/02/2021, na entrada do Parque Estadual Caverna do Diabo.

VOU TE CONTAR COMO FOI...

Sabadão, dia de pular da cama cedo, e partiu Caverna do Diabo com o IR! Esse destino foi escolhido após sorteio no instagram @inclusaoradical. A ganhadora foi a Duda (16 anos, de São Paulo, paraplégica) que ganhou o passeio e levou junta sua família.
Para a equipe Inclusão Radical, os eventos são sempre especiais, fruto de muito trabalho e recheados de muita expectativa e entusiasmos! Nesse evento não era diferente, pois contávamos com 2 cadeiras adaptadas, possibilitando atender mais PcD. Nesse dia, eram 9!!!
Chegamos ao Parque, nos encontramos com o pessoal da Fundação Florestal e da associação AMAMEL e nos organizamos para o início das atividades.

chegada no parque estadual caverna do diabo

Montagem das cadeiras adaptadas

A CAVERNA

A Caverna do Diabo, uma das maiores do estado de São Paulo, foi acessada por 9 pessoas com deficiência, que ficaram encantadas com tamanha beleza. Apesar de a caverna possuir infraestrutura de visitação com escada, passarelas e iluminação, essa não é acessada com cadeira de rodas tradicional.  

 

1º saída

 

A nossa ganhadora Duda era uma das primeiras a entrar na caverna. Logo a colocaram na cadeira adaptada 1, fizeram os últimos ajustes e partiu.

A Alessandra (45 anos, má formação dos membros inferiores), já animada para o início do passeio, também embarcou para essa primeira viagem na cadeira adaptada 2. Ela foi acompanhada da amiga Noemia.

1º saída

A nossa ganhadora Duda era uma das primeiras a entrar na caverna.

Vencemos as escadas

Na Caverna do Diabo, as escadas foram nosso maior desafio

Cathedral’ Hall

Por meio de 2 cadeiras adaptadas e apoio dos voluntários do projeto, foi possível descer escadarias, atravessar passarelas e pontes, chegando a salões imponentes, como a “Cathedral’ Hall”, e a apreciação de espeleotemas que formam figuras bem interessantes, sendo algumas engraçadas e outras até assustadoras!!!

A caverna é realmente grandiosa e encantadora! Tiramos várias fotinhas e apreciamos cada formação geológica desse ecossistema único, frágil e delicado. Também aprendemos sobre estalactites, estalagmites e a formação das colunas!! Porque inclusão radical também é Educação Ambiental! É importante conhecer para preservar!

9 PcD atendidos

Com as duas cadeiras adaptadas conseguimos atender 6 PcD

Pedro Costa &
Pedro Ramos

Nessa primeira empreitada a caverna também foram: o Pedro da Costa (23 anos) e o Pedro Ramos (23 anos), ambos com transtorno do espectro autista. Eles foram acompanhados pela Naty (membro do IR) e o Simeão (Pai do Pedro Ramos).

Essa foi a primeira vez do Pedro Ramos nos eventos do IR. Já o Pedro Costa já vem participando com a gente já faz um tempinho. É nítido como, a cada evento que passa, o Pedro está mais animado e disposto para as atividades de contato com a natureza e a interação com todos. Aliás, com ele é só animação!

Cachoeira do Araçá

Passeio realizado com sucesso na caverna! Partiu curtir outro atrativo do parque, a “Cachoeira do Araçá”, para aquele banho de cachoeira ou apenas para contemplação – para aqueles que não curtem uma água geladaaa!

Desembarcamos a Duda e a Alê para curtir a cachoeira, e seguimos para dar inicio a 2º saída do dia para a caverna. Aliás, a galera estava ansiosa esperando na área do restaurante do Parque.

2º saída

A segunda dupla era o Victinho (18 anos, má formação congênita dos membros superiores e inferiores, atleta da natação), acompanhado pela sua mãe; e o casal Edilaine (35 anos, paraplégica) e Thiago (37 anos, paralisia cerebral). Esse grupo também esbanjava alegria e dentro da caverna ficaram fascinados com tamanha beleza. Rolou aquele medinho/ansiedade de entrar na caverna e encarar aquela aventura, mas no final deu tudo certo!
Essa galera também seguiu para aproveitar a Cachoeira do Araçá. E esse banho de cachoeira foi regado de muita emoção!

Todos Merecem IR

Esse grupo também esbanjava alegria e dentro da caverna ficaram fascinados com tamanha beleza. Rolou aquele medinho/ansiedade de entrar na caverna e encarar aquela aventura, mas no final deu tudo certo!

A CACHOEIRA

Victinho nadador nato, junto com o Pedro Costa e o Estevão (voluntário do IR) se esbaldaram na cachu!!! Esses amam mesmo um banho de cachoeira e não perdem uma!

Já a Edilaine, nesse dia, entrou pela primeira vez numa cachoeira e junto com seu companheiro, Thiago, viveram momentos únicos e, com certeza, inesquecíveis, registrado, é claro, por muitas fotinhas e por esse relato emocionante. Olhem que casal lindo!! S2

Sonhos realizados, energias renovadas, bora almoçar!

Banho de Cachoeira

Depois da aventura na Caverna, um bom banho de cachoeira

Edilaine, nesse dia, entrou pela primeira vez numa cachoeira

3º saída

Enquanto parte do grupo curtia a cachoeira e outros já recuperavam as energias, com aquele almoço delicia e bem servido, o pessoal do IR seguiu para última saída do dia para a caverna, afinal a Clesia (45 anos, poliomielite paralítica), seu filho Uryel e o Ronaldo Rocha (38 anos, paraplégico, membro do IR) estavam aguardando já a algum tempinho, né?
O Uryel, a caminho da entrada da caverna, já relatava seu encantamento com a beleza da “floresta” do Parque e não escondia a ansiedade pela tão esperada “Caverna do Diabo”.
Na caverna pude observar o encantamento do Uryel com aquele lugar. Ele curtiu bastante o momento “blecaute” e a imagem, do “diabo” rsrsrs, esculpida naturalmente na parede da caverna.
Terceira e última “expedição” a caverna com os PcD realizada com sucesso!

Então, partiu almoço para a equipe IR, né? O dia foi de muito trabalho, emoção e amor, aquele dia perfeito, sabe?!
Na verdade, uma das van utilizada para o deslocamento de São Paulo para o parque estragou, atrasando bastante nosso retorno para casa. Acredito que apesar desse imprevisto e o perrengue para retorno dos PcD a suas casas, o brilho desse dia não se apagou!

fim

Todas as atividades com diferentes graus de dificuldades foram experimentadas e concluídas com sucesso pelos PcD, proporcionando muita diversão, inclusão e alegria para todos os participantes. Para nossa felicidade, o número de pessoas com deficiência física e intelectual que participam do projeto só vem aumentando! E, o nosso desejo, é que aumente MUITO mais! uhuhuh! Que venham mais dias felizes como esse!!

PARTICIPANTES

Participaram desse final de semana de atividades 9 pessoas com deficiência (PcD): Maria Eduarda (16 anos, paraplégica); Alessandra Paulo (45 anos, má formação dos membros inferiores), Victor Morcelli (18 anos, má formação congênita dos membros superiores e inferiores); Edilaine Costa (35 anos, paraplégica); Thiago Rodrigues (37 anos, paralisia cerebral); Clesia dos Santos (45 anos, poliomielite paralítica); Ronaldo Rocha (38 anos, paraplégico), Pedro da Costa (23 anos, transtorno do espectro autista), e Pedro Ramos (23 anos, transtorno do espectro autista), além de familiares e acompanhantes que também aproveitaram de todas as atividades realizadas no parque.
O evento contou com apoio da associação AMAMEL – Associação dos Monitores Ambientais do Município de Eldorado, responsável pela monitoria no Parque, da Fundação Florestal, instituição gestora do Parque Estadual Caverna do Diabo, e, claro, dos integrantes e voluntários do Inclusão Radical (Baruc, Rébla, Ju pereira, Naty, Jeferson – Didi, Gabi Munhoz, Jorge Afonso, Ale Hideki, Gabi Passoni, Estevão, Taíssa, Koly, Kely, Naná, Dani Costa)!!

associação AMAMEL

O evento contou com apoio da associação AMAMEL – Associação dos Monitores Ambientais do Município de Eldorado, responsável pela monitoria no Parque, da Fundação Florestal, instituição gestora do Parque Estadual Caverna do Diabo.

SOBRE O PARQUE

O Parque Estadual da Caverna do Diabo (P.E.C.D.) é uma Unidade de Conservação – UC de proteção integral, criado em 2008, e que integra o mosaico de unidades de conservação de Jacupiranga, juntamente com outras 13 UCs, sendo considerado, por muitos, a 8ª maravilha do mundo. Possui uma área de 40.219,66 ha e abrange os municípios de Barra do Turvo, Cajati, Eldorado e Iporanga na região do vale do Ribeira.
O P.E Caverna do Diabo possui como atrativos o acesso ao complexo da Caverna do Diabo com mais de 6.000 metros de extensão; trilha da Cachoeira do Araçá, um percurso de 815 m, com nível baixo de dificuldade; e trilha ao Mirante do Governador, que possui percurso total de 3,6 km e nível médio de dificuldade. Além disso, o núcleo da Caverna do Diabo conta com infraestrutura de restaurante, centro de visitantes e estacionamento.
Fonte: https://www.cavernadodiabo.com/

Alexandre Hideki

Vídeo & Fotografia

Rébla Vasconcelos

fotografia

escrito por

Rebla Vasconcelos

Engenheira Florestal e trilheira. É apaixonada por esportes e natureza e faz parte do time do Inclusão Radical.

NOSSO TIME

É um grande privilégio contar com toda essa galera que contribuiu para o nosso primeiro evento. Gratidão a todos e todas. Você fizeram história.